segunda-feira, 1 de junho de 2009

História Aprilia

Aprilia é um sonho realizado. O sonho de um entusiasta, Ivano Beggio, que cismou criar uma companhia no motociclismo, que se tornasse famosa pelo mundo a fora. E para atingir a fama, correr e ganhar é indispensável. Era certamente uma loucura, numa altura em que, umas atrás das outras, as grandes empresas italianas e britânicas começavam a desaparecer e a dar o lugar aos japoneses.

>>> As características mais marcantes da Aprilia são o gênio, a paixão, e a fé que Ivano Beggio compartilhava com os colaboradores mais próximos. Um espírito que marcou a equipe desde as primeiras motos manufaturadas, no final dos anos 60, em que cada peça foi montada com o coração, até aos dias de hoje, em que a companhia fez mais uma aquisição: a Moto Guzzi.

>>> A Aprilia começou a produção com a amico e a Daniela, as primeiras mini-scooters com rodas de pequeno diâmetro. Logo apareceu também a Colibri, mais esportiva e aerodinâmica, mas que obrigava o piloto a adaptar uma posição desconfortável. Nem assim estes produtos deixaram de ter sucesso. Mas as atenções logo se focaram numa nova estrela: a Scarabeo. Um modelo que revelou a primeira paixão de Beggio: o motociclismo.

>>> Em 1977 Ivan Alborghetti era um Valentino Rossi, que trouxe a vitória à Aprilia nas categorias dos 125 cc e 250 cc. Vitórias essas que provocaram um «boom» na produção de réplicas. Depois do campeonato italiano seguiu-se o campeonato do Mundo com Corado Maddii nos 125 cc e o japonês Torao Suzuki. No entretanto, a companhia lançou-se em outro sector muito satisfatório: o trial.

>>> Da experiência nas pistas nasceram atraentes motos de estrada, como é o caso da STX. Em 1985, graças ao acordo feito com a Rotax, o primeiro modelo de 4 tempos foi lançado. Nascia a ETX350, logo seguida da ETX 600.

>>> Sempre fiel ao espírito cerne da companhia, as participações esportivas estenderam-se para solos africanos em raids como o Pharaoh e o Dakar. Em 1985 a aventura em velocidade começou com Loris Reggiani. que ganhou o primeiro Grande Premio nos 250 cc com a AF1. A Aprilia estava a conquistar a cena internacional graças às características inovadoras, imagem e flexibilidade.

>>> Não demoraram a aparecer a Pegaso 600 e a Amico, a fácil e colorida scooter. Estes modelos vieram confirmar a aptidão da Aprilia para se antecipar às necessidades do mercado. Em 1993 foi lançada a Scarabeo 50, e em 1995 apareceu a única e fabulosa «'Moto», desenhada por Philippe Starck. Não é por acaso que se encontra em exposição no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. 1995 foi um ano em grande. Para o confirmar está o aparecimento da RS250, uma das esportivas com mais sucesso de todos os tempos.

>>> Entretanto, a companhia ganhou mais treze títulos no Campeonato pelo mundo.

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