quinta-feira, 18 de junho de 2009

Nova Yamaha YZF-R1 simplesmente encantadora e arisca.

Se em 2007 a Yamaha afirmava lançar no mercado, com a YZF-R1, a moto que continha mais avanços tecnológicos na sua classe, agora em 2009 a Yamaha volta a reafirmar acentuando ainda mais as novas tecnologias.

O motor mantém os 4 cilindros de 998 cc refrigerado por líquido, montado num novo quadro em alumínio, estilo Deltabox. A potência disponibilizada é de 182 cv às 12.500 rpm, sendo que vários desenvolvimentos efetuados na M1 do MotoGP são agora passados para a nova YZF-R1, através de um novo desenho do virabrequim, que disponibiliza um maior torque, ao mesmo tempo que oferece um maior nível de tração e uma melhor performance em curva.


Alinhamento dos pistões agora é separado por um ângulo de 90°, abandonando o tradicional sistema de 2 por 2.

Pela primeira vez numa super-esportiva da Yamaha, está instalado um sistema muito parecido com o utilizado pela Suzuki nas GSX-R. A Yamaha chama a este sistema de “D-Mode Map”, que permite optar por três mapas diferentes de injeção. O mapa “Standard” disponibiliza a potência normal, o mapa “A” deixa toda a potência “à solta” enquanto que o mapa “B” é o que deixa menos potência disponível, ou pelo menos disponível de forma mais suave.


As entradas de ar estão agora situadas junto às novas óticas tipo solenóide - que pela primeira vez são utilizadas numa moto de produção em massa. Este novo sistema permite um maior fluxo de ar que entra para o motor e conta ainda com um sistema que reduz o ruído proveniente do ar que é sugado pelo sistema de admissão.

O sistema de escape mantém a configuração 4-2-1-2, e termina numas novas ponteiras triangulares, que com o seu desenho contribuem para o aspecto renovado e compacto da traseira da nova YZF-R1.


Tudo na nova R1 foi desenvolvido para facilitar o controle da moto. Para isso, o centro de gravidade foi ligeiramente reduzido e o tanque tem um novo desenho.

O braço oscilante também sofreu alterações com vista a otimizar a rigidez, é mais leve e foi desenhado para oferecer um maior controle à saída das curvas.

Em termos de suspensões, à frente foi montada forquilha com barras de 43 mm, semelhantes às do modelo de 2007, porém, agora o mecanismo de controle do amortecimento é independente, do lado esquerdo e do lado direito.


Já na parte dos freios, à frente foram montados dois discos de 310 mm, mais leves que os do modelo anterior. O rotor também foi redesenhado, oferecendo uma maior força de frenagem mas ao mesmo tempo mais estável e linear. Atrás está montado um disco único de 220 mm.

Mais uma vez a Yamaha aposta forte no lançamento da sua super-esportiva de maior capacidade. A tecnologia empregue nesta nova YZF-R1 provém em grande parte do MotoGP, e mesmo com todas as alterações efetuadas no design da moto, a herança dos modelos anteriores mantém-se bem presente.

A YZF-R1 2009 estará disponível em três opções de cores: vermelho e branco de competição, azul Yamaha e Preto.

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