quarta-feira, 1 de julho de 2009

Bombardier lança triciclo no Brasil



Uma moto que parece um carro ou um carro que parece uma moto? "É um pouco dos dois", revela Fernando Ornelas, diretor comercial da Bombardier Recreational Products (BRP) Brasil, que apresentou ontem (19) a noite no centro de São Paulo o Can-Am Spyder Roadster. O veículo, um triciclo infestado de tecnologia de última geração, começa a ser vendido este mês no Brasil a partir de R$ 73.700.



Homologado no país como uma motocicleta, o "Spyder", como é chamado pelos canadenses da Bombardier, foi lançado nos Estados Unidos em outubro do ano passado. Por lá o triciclo é muito disputado, tendo uma fila de espera de até seis meses. No Brasil, a Casarini - concessionária oficial da BRP no Brasil - trouxe um lote inicial de 100 unidades, das quais praticamente todas já estão vendidas.



O Spyder inaugura um novo conceito de veículo motorizado, mesclando características de uma moto, como agilidade, com os atributos de um automóvel, como a segurança. O motor V2 de 998 cilindradas, desenvolvido pela austríaca Rotax, garante 106 cv a 8.500 rpm e 10,6 kgfm de torque a 6.250 giros. A transmissão manual de cinco marchas (mais a ré) é acionada como a de uma motocicleta convencional, com o pé esquerdo, que por sua vez envia a força para a roda traseira.

O chassi em forma de "Y" proporciona muita estabilidade, segundo os executivos da BRP. Denisio Casarini, proprietário da revenda oficial no País, é enfático ao descrever o desempenho do Spyder. "É muito estável, 200 km/h é muito pouco nesse brinquedo. Ele transmite a segurança necessária para ir além disso", revela. A carenagem mistura elementos de alumínio com plástico de alta resistência nas cores prata e amarelo. Futuramente, a marca planeja também trazer a opção vemelha.

Um dos grandes atributos do Can-Am Spyder é o sistema VSS (Vehicle Stability System), que consiste em seis sensores que analisam as condições de rodagem do veículo 25 vezes por segundo, enviando os dados para os sistemas de controle eletrônico de tração e estabilidade, que atuam quando necessário. Além disso, o triciclo conta também com freios ABS com EBD (distribuição de frenagem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário