FONTE: REVISTA EXTREME
Os pneus usados em automóveis são diferentes dos compostos para motocicletas. Os utilizados em motos são mais macios e fabricados com uma camada mais fina de borracha. São mais sensíveis, e, consequentemente, se desgastam com mais facilidade. Neste caso a manutenção deve ser redobrada.
O período de resistência de um pneu é cerca de 15.000 km. As características da motocicleta, estilo de pilotagem, tipo do desenho, tipo da pista e condições atmosféricas, podem aumentar ou diminuir sua vida útil.
É importante ficar atento ao desgaste excessivo ou desalinhado na banda de rodagem. Não está conseguindo identificar ou está com dúvidas, peça para um profissional alinhar as rodas.
A calibragem dos pneus deve ser realizada pelo menos uma vez por semana, respeitando os valores indicados pelo manual do proprietário. Lembrando que a alteração de qualquer componente do pneu ou roda que não esteja de acordo com as indicações disponibilizadas pelo fabricante, ou mesmo a utilização de produtos com especificações diferentes (pneus e rodas com medidas distintas, por exemplo), pode causar uma grande dor de cabeça para o motociclista.
Procure sempre por bolhas ou pequenas deformações de estrutura nos pneus antes de sair de casa, e pneu careca deve ser trocado. Para saber até onde se pode pilotar com segurança, procure pela sigla Tread Wear Indicator (TWI), que significa “marca indicadora de desgaste dos sulcos”, que fica na lateral do pneu. O TWI serve como referência do limite de uso, é onde estão os filetes de borracha entre os sulcos. Pode-se levar como base a profundidade dos sulcos determinada pela legislação brasileira que não pode ser inferior a 1,0 mm em motocicletas.
Os sulcos são de vital importância quando está chovendo, por ter o papel de fazer o escoamento da água, evitando o efeito aquaplanagem. Não passe produto para deixar brilho na borracha, pois são feitos à base de ceras e óleo que podem escorrer para a banda de rodagem e ocasionar um acidente.
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